Edición del programa «Xadrez Político»

En homenaje a nuestro compañero Juan Carlos Mechoso…

Em nosso próximo programa, que será apresentado no dia 19 de outubro (quarta), às 21h, prestaremos uma homenagem ao querido Juan Carlos Mechoso, militante histórico da Federação Anarquista Uruguaia (FAU) e referente central do anarquismo latino-americano, falecido no dia 11 de Outubro de 2022. Mechoso, ainda que, segundo ele mesmo, seja somente parte deste experimento coletivo dos trabalhadores uruguaios corporificado na FAU, é um personagem de primeira ordem na história do anarquismo. Nascido em 1935 numa família humilde, filho de um barbeiro e operário e de uma empregada doméstica, Juan teve de abandonar os estudos depois da 4a série e começar a trabalhar. Convertido ao anarquismo muito cedo, ainda aos 14 anos, participou da fundação da FAU em 1956. Foi militante comunitário no Ateneu do Cerro e dirigente sindical dos trabalhadores da indústria da carne e dos gráficos. Participou ativamente da Resisténcia Obrero Estudantil (ROE), um agrupamento de tendência que unia trabalhadores e estudantes em lutas e mobilizações de massas, e também da Organização Popular Revolucionária 33 Orientales (OPR-33), braço armado da FAU, que realizou ações como sequestros políticos e expropriações. Preso por doze anos, entre 1973 e 1985, foi brutalmente torturado pelas forças da ditadura militar e, com a abertura, foi um dos rearticuladores da FAU, ainda nos anos 1980. A partir dos anos 1990, contribuiu diretamente para a difusão do especifismo no Brasil e em outras localidades. Trata-se, sem dúvidas, de um quadro multifuncional, com capacidades práticas e teóricas muito acima da média; um “quadraço”, como diriam alguns. Mechoso foi o amor com que defendeu o anarquismo, as lutas populares e, em especial, sua humildade. Num momento em que pessoas com 5% de sua história política acreditam ser os donos da verdade e fazem da arrogância sua marca mais característica, ele cultivou pressupostos éticos que o afastaram de qualquer soberba e que o permitiram que se relacionasse e discutisse com as gerações mais novas, conquistando mais pessoas para suas propostas. Juntamente com outros membros de sua organização, que não sobreviveram aos horrorosos crimes das ditaduras militares latino-americanas, como no caso de seu irmão “Pocho”, Mechoso merece nossa homenagem e reconhecimento pela obra prestada ao anarquismo. O programa contará com a presença de Daniel Augusto, professor do ensino fundamental e historiador, além do geógrafo Victor Khaled e do cientista político Bruno Lima Rocha, nossos colunistas fixos.

Link do episódio: https://www.youtube.com/watch?v=J5nyF…

Apoie, divulgue e siga o ITHA-IATH em nossas redes sociais! Chave Pix: ithanarquista@gmail.com Spotify: https://open.spotify.com/show/6OURJ7D… Youtube: https://www.youtube.com/c/ITHAIATH Instagram: https://www.instagram.com/ithanarquista/ Twitter: https://twitter.com/ithanarquista Facebook: https://www.facebook.com/ITHAIATH Site: https://ithanarquista.wordpress.com/